terça-feira, 10 de junho de 2008

Sem Guerra Não Há Paz (Metal Guear Solid 4)

Metal Gear Solid 4 Guns of the Patriots
O mal pode ser poderoso, mas a coragem é sólida.
"Metal Gear Solid 4: Guns of the patriots" não é apenas um dos jogos mais aguardados para o PlayStation3, da Sony. Ele é também um dos últimos representantes de uma geração – a dos jogos feitos exclusivamente para determinado videogame. Os "exclusivos".

Desenvolvido pela japonesa Konami, e previsto para ser lançado em 2008, o jogo é o último capítulo da série de ação que garantiu sucessos no PlayStation 2. É o melhor exemplo do que a indústria chama de exclusividade "third party", em oposição aos jogos de "first party", produzidos por fabricantes de consoles como Sony, Microsoft e Nintendo.

Por anos, os fabricantes de console usaram o valor desses jogos exclusivos para motivar a venda de suas máquinas. "Dizemos aos fãs que, se você quer jogar ‘Metal Gear Solid 4’, você precisa comprar um PS3", explica Ryan Payton, produtor-assistente do jogo.

É o fim. Uma série de mais de vinte anos comemora seu vigésimo aniversário com seu último título e um gênio dos games se aposenta com chave de ouro. A série é Metal Gear e o gênio, seu idealizador, Hideo Kojima, que anunciou recentemente. Ambos deixam juntos o mundo dos games após muitos anos passados e fãs conquistados, mas não antes do último suspiro, Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots.

Coincidentemente ou não, o último game da renomada série será o primeiro desta a ser lançado para um console de nova geração — o escolhido foi o Playstation 3. Muita expectativa se alia à curiosidade em torno do game, principalmente de seu enredo — que se passa algum tempo após os eventos de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty — e das novidades relacionadas à jogabilidade.

Um confronto contemporâneo

Embora até então muitos tenham concluído que MGS4 vai se passar no Oriente Médio, os desenvolvedores afirmaram que outras localidades do mundo também serão visitadas por Snake — o já conhecido protagonista do jogo, que agora aparenta estar muito mais velho. O antagonista é nada mais nada menos que Liquid Snake, que assumiu o corpo de Revolver Ocelot e lidera uma coorporação encarregada de controlar uma série de companhias militares privadas ao redor do mundo, a Outer Heaven.
O comandante e amigo de Snake, Coronel Campbell, lhe indica qual será sua próxima missão: acabar de uma vez por todas com Liquid Snake. No entanto, tal ordem não foi dada por superiores e nem consiste em uma missão do governo; Campbell, na verdade, contrata Snake particularmente para realizar o serviço. O protagonista viaja então até o Oriente Médio — onde um grupo de informantes o aguarda — atrás de pistas sobre o paradeiro de Liquid Snake. Assim começa a próxima — e última — missão de Snake.
Vale ressaltar a mudança drástica envolvendo os extensos e reveladores diálogos entre personagens feitos através do clássico rádio: desta vez, a pessoa com quem você se comunica é modelada tridimensionalmente e renderizada em tempo real, assim como o local que aparece no fundo. Em outras palavras, enquanto os diálogos acontecem, você pode ver onde a pessoa do outro lado se encontra, o que ela está fazendo e efetivamente como ela é.

A mente de um espião

Sem deixar de lado o aspecto tradicional de espionagem da série, MGS4 traz novidades em relação aos combates e altera alguns elementos já conhecidos na franquia, aparentemente para melhor. Não há mais um indicador na tela sobre os níveis de alerta dos guardas, por exemplo. Este foi substituido por uma circunferência transparente situada ao redor do protagonista que se comporta de maneiras diferentes de acordo com a situação. Além disso, outros elementos, como a música de fundo, vão indicar se Snake foi detectado ou não.
Para evitar ser notado pelos inimigos, Snake deve silenciar seus oponentes de maneira sorrateira e furtiva. Isto pode ser feito de diversas formas, que vão desde ações básicas, como agarrar e cortar o pescoço, até movimentos mais complexos de imobilização e submissão. Através de comandos mais complexos, o jogador pode evitar a morte de seu oponente, simplesmente demaiando-o com agarrões e chaves.
Mas uma das maiores novidades são as condições psicológicas de Snake, que são diretamente influenciadas pelas condições em batalha. Quando você passa por situações climáticas extremas, por exemplo, o nível diminui; se o medidor chegar a zero, Snake pode até desmaiar. O nível de estresse, por exemplo, é um dos estados mentais que representa uma porcentagem deste medidor e é diretamente ligado às condições em batalha. Para recuperar uma condição psicológica estável, a Konami desenvolveu um método novo bastante peculiar: Snake carrega consigo revistas eróticas, cujas fotos podem ser visualizadas em primeira pessoa enquanto o protagonista recupera-se.
Embora a essência de MGS4 siga os padrões da série e se mantenha na espionagem, em alguns momentos o jogo favorece a ação e encoraja o jogador a mergulhar de cabeça nos combates mais intensos. É nestes momentos que você terá a chance de utilizar o arsenal nada modesto de Snake sem se preocupar com a espionagem; pistolas, escopetas, rifles, metralhadoras e até anti-tanques são apenas algumas das armas que você terá a chance de utilizar em combate. Além disso, cada uma delas vai poder ser melhorada ao longo do jogo, com miras, lanternas e lançadores de granadas, por exemplo.

Uma chuva de balas

A mecânica de combate armado — que nunca foi um dos pontos mais fortes da franquia — é um dos aspectos que mais vai sofrer alterações em MGS4 . É possível ativar a mira automática ou manual; cada uma delas possui suas vantagens e desvantagens. A mira automática funciona da mesma forma como em Grand Theft Auto, ou seja, o jogador segura o botão L1 para mirar no inimigo mais próximo de Snake.

A mira manual, por sua vez, funciona de forma bastante semelhante a jogos como Gears of War. A vai para cima de seu ombro, alterando a perspectiva e favorecendo os tão visados headshots. Snake vai poder tomar cobertura e esperar até que os inimigos cessem o fogo para então mirar e atirar.
Já longe do campo de batalha, o sistema promete ser bem mais simples e funcional. O botão de ação do game é o triângulo, que funciona de acordo com o contexto, e freqüentemente um ícone indicando a função do comando no contexto aparece na tela. O botão funciona para todo tipo de ação, desde subir escadas até tomar cobertura.
Apresentando uma infinidade de alterações e novidades, MGS4 promete fechar uma franquia brilhante com chave de ouro. Os fãs com certeza não escondem a ansiedade pelo lançamento do título, mas será difícil conviver com a idéia de que uma das séries mais populares e peculiares de todos os tempos não terá mais nenhuma seqüência — ainda mais se tratando de Metal Gear, uma série cujo enredo é e sempre foi rodeado por uma densa e misteriosa neblina.

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Sem Lugar pra se esconder



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